O que é a CCI?


A Oposição Estudantil Combativa, Classista e Independente ao DCE da UNB é uma oposição de base que surge em 2007 para lutar pelas demandas básicas e estratégicas dos estudantes-proletários, tendo por objetivo final a construção de uma Universidade Popular à Serviço dos Trabalhadores. Para isso acredita que é necessário reorganizar o Movimento Estudantil sob as bandeiras da ação direta, da unidade com os trabalhadores e de um programa anti-governista. A Oposição é composta organicamente de militantes dos mais variados campi e cursos universitários da UnB, tais como ciências sociais, geografia, filosofia, economia, história, física, serviço social, pedagogia, letras e química noturno. Se organiza a nível nacional através da Rede Estudantil Classista e Combativa – RECC, corrente estudantil nacional nascida em junho de 2009 no Rio de Janeiro com o intuito de reorganizar a luta dos estudantes brasileiros (secundaristas e universitários) através de um movimento nacional de oposições anti-governistas.


A CCI não possui um corte teórico-ideológico: O que significa que a Oposição CCI não é uma organização política anarquista, marxista ou de qualquer outra corrente específica do movimento proletário/socialista. A Oposição CCI uma organização de base e nela participam pessoas das mais diversas correntes ideológicas, desde que tenham acordo com suas linhas estratégicas, documentos políticos e princípios.


A Oposição CCI defende a estratégia da construção de Oposições Estudantis e Coletivos de Cursos orgânicos e atuantes como forma de fortalecer a luta concreta dos estudantes, através da transformação de consciência, da defesa de formas de organização democráticas e de métodos combativos de luta. Esta estratégia tem como objetivo enraizar na base nosso Programa de Luta e a nossa Organização Combativa, além disso, visa se opor ao fenômeno do parlamentarismo estudantil, que tem por característica a disputa burocrática e eleitoreira a qualquer custo dos aparatos das entidades estudantis (DCE, CA’s) e conselhos burocráticos. Apesar disso, a Oposição CCI não é contra a participação nas eleições de DCE’s e CA’s, mas entende que a eleição de DCE’s e CA’s deve ser consequência do aumento da organização e da consciência dos estudantes, e jamais um fim em si mesmo.

Venha lutar nas trincheiras dos estudantes do povo!
Una-se a Oposição CCI!


Entre em contato: oposicaocci@yahoo.com.br